quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Lixo, tabaco e animais: na Ericeira, são iguais

Como já terá sucedido com muitos dos nossos leitores, tivemos conhecimento por email de uma situação que nos deixou francamente indignados e que torna evidente a extrema necessidade de se educar e consciencializar não apenas a população portuguesa mas também as nossas autoridades para o respeito pelos animais enquanto seres vivos sencientes.

Trata-se de duas fotografias de placas informativas, tiradas na praia da Ericeira por alguém que também se indignou ao lê-las.

A Junta de Freguesia da Ericeira, num louvável esforço para preservar a limpeza das suas praias, coloca os animais na mesma categoria que o lixo e o fumo do tabaco, servindo-se de adoráveis desenhos de crianças para demonstrar o desagrado dos veraneantes quando estes factores se encontram presentes e a sua alegria quando nem lixo, nem tabaco, nem animais fazem parte da paisagem. Lamentável, embora compreensível num país onde os animais de estimação continuam a ser largamente vistos como "coisas" sujas e perturbadoras, que as autarquias delegam no departamento de higiene e limpeza e cujo acesso a diversos locais públicos se encontra vedado. Em vez de se sensibilizar os donos para a necessidade de educarem os seus animais, fazerem uso da trela, recolherem os seus dejectos, etc., simplesmente proíbe-se a entrada aos animais. A solução mais fácil e rápida, talvez. Mas desrespeitadora da dignidade dos animais e altamente incómoda para os donos conscientes e respeitadores que fazem questão de se fazer acompanhar dos seus amigos de quatro patas em locais onde sabem que estes não causariam a mínima perturbação.

Na Ericeira, não só se recorre a essa solução facilitista, triste e retrógrada, como ainda se faz questão de instruir as crianças nesse sentido. Para que desde cedo interiorizem a visão de que os animais são coisas - coisas a que até podemos dar alimento e abrigo, com quem podemos brincar e passear, mas coisas nojentas que não queremos ter por perto na praia, no restaurante ou no jardim. E a Junta de Freguesia da Ericeira vai mais longe: faz dos alunos da EB 1 da Ericeira (isto é, crianças até aos 10 anos) vigilantes atentos, pequenos delatores prontos a fotografar e denunciar os criminosos que tenham o descaramento de passear na praia com os seus cães - mesmo que de trela, sem incomodar ninguém e recolhendo os eventuais dejectos.

Não é este o caminho que o Partido Pelos Animais pretende apontar aos adultos de amanhã. Situações como a presente, ao mesmo tempo que nos entristecem pela percepção de quanto ainda há a evoluir, dão-nos mais forças para avançar, pelo reconhecimento de que quem lamenta a realidade em que vive tem a obrigação de lutar para transformá-la.


6 comentários:

  1. Realmente, que bela educação: primeiro, ensinam-nos a desprezarem os animais e, depois, a serem bufos...

    ResponderEliminar
  2. Até tinha boa imagem da Junta de Freguesia da Ericeira. Não percebo qual o problema de se levar os cães à praia quando se está constantemente a ver pessoas que deixam lá ficar todo o seu lixo, essas sim é que deviam ser fotografadas...

    ResponderEliminar
  3. Proibida porquê? A Educação começa em casa, depois o Estado, as Juntas de Freguesia, as Escolas... Será que os animais terão de estar fechados em casa? A Rua, praia é de todos!!!

    E as pessoas que urinam na rua!!! Principalmente homens? E as crianças que urinam na praia e no mar???? E os Adultos que o fazem?....Será por isso???Qual a diferença entre a urina de um Humano e um animal???? Será que é da composição???? Qual o problema de levar os animais para a praia se estiverem devidamente vigiados e com trela no seu Guarda-sol????
    Discriminação pura....e depois dizem que abandonam muitos animais!....

    ResponderEliminar
  4. Achei estes cartazes com mensagens muito violentas !
    Nao sei se é so impressao minha .. mas .. Meu Deus ! :S

    Nem sei o que dizer ! Enfim .. pura ignorancia que andam a transmitir as crianças de hoje!

    *

    ResponderEliminar
  5. Fico sempre muito revoltada quando vejo sinais que proíbem a entrada a animais.
    As praias deviam ser também locais para os animais, os humanos sujam mais do que eles, e o lixo que os animais fazem é biodegradável, o mesmo não se pode dizer da maioria do lixo que os humanos fazem.

    Uma sociedade evoluída deve ser livre de especismo. Portugal está muito longe de ser evoluído.

    ResponderEliminar
  6. Recentemente presenciei na televisão o seguinte:
    Os dejectos das gaivotas são prejudiciais à saúde dos humanos — O que vão fazer com elas? Impedir que pousem nas praias? aniquilá-las?

    Os animais existem por razão própria, não têm que se cingir à vontade dos humanos. São os humanos que têm de aprender a coexistir com todas as espécies. A Terra não é propriedade dos humanos.

    ResponderEliminar