quarta-feira, 6 de junho de 2012

Cuidar da Natureza em Valongo

No passado sábado, 2 de Junho, fomos ao Corredor Ecológico de Valongo fazer algumas actividades de cuidado das árvores recentemente plantadas. 


A taxa de sobrevivência da plantação parece ser superior a 90%. Se a esta taxa juntarmos a de regeneração natural, o balanço é superior a 100%. 


As gramíneas e fetos estavam altos, quase cobriam as árvores plantadas - azevinhos, carvalhos, castanheiros, medronheiros, pilriteiros, freixos, etc - e outras tantas que surgiram espontaneamente por regeneração natural, principalmente pinheiros e carvalhos. Perante este cenário, os 23 voluntários, alguns deles filiados do PAN Porto, arregaçaram mangas, pegaram nas ferramentas e começaram a desbravar, a abrir caldeiras, a eliminar alguns dos novos rebentamentos dos eucaliptos que tinham sido cortados na área... deixamos ficar as árvores mais livres para crescer e definitivamente mais mimadas.

Esta acção foi realizada em colaboração com o CRE_PORTO (Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto) e no âmbito do "Projecto das 100.000 árvores".


Caso seja filiado ou simpatizante do PAN e queira participar nalguma das próximas acções, inscreva-se aqui!

Pode encontrar mais fotos desta acção no nosso álbum do facebook.
Muito Obrigado a todos!


Sem comentários:

Enviar um comentário